×

Festival de Alimentação Saudável promove programação gratuita no Centro de Práticas Sustentáveis do Jardim Botânico

Festival de Alimentação Saudável promove programação gratuita no Centro de Práticas Sustentáveis do Jardim Botânico

ADKq_NbICbyIhs3qX-54L_HWq20mX-d3td1YZe2hBHeF1OGWUfX0wrgms51DUcfe5N_qzu-KHhD9QU3ncffO7YMmf5uQHvBPH0vMj4vdiHMkRcS5jhPiHn5QEQpcWdgEIpSP757w7yxr0X_6r47Kmbcpz1jt_AyOMUTXhA8MkGxb4tU=w640-h480 Festival de Alimentação Saudável promove programação gratuita no Centro de Práticas Sustentáveis do Jardim Botânico

O projeto Oikos Cultural, uma iniciativa do Movimento Comunitário do Jardim Botânico com o apoio do Instituto Brasília Ambiental e parceria da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, promove uma rica programação de cursos, oficinas, palestras, apresentações culturais e outras atividades.

A comunidade do DF, em especial da cidade do Jardim Botânico, recebe um grande Festival de Alimentação Saudável, nos dias 17 e 18 de maio no Centro de Práticas Sustentáveis (CPS), do Brasília Ambiental. Essa é mais uma oportunidade para os moradores da região e de regiões administrativas próximas aproveitarem uma rica programação de cursos, oficinas, palestras, apresentações culturais e outras atividades.

Na sexta (17/05), a partir das 10h, haverá palestra sobre obesidade, apresentações teatrais da Cia Fábula, destinada à criançada, oficina de plantas medicinais e show da banda SOM A+.

Já no sábado (18/05), a partir das 8h, o festival contará com oficina de produção e degustação de chás, show de MPB, oficina de receitas saudáveis com a produção da horta caseira, apresentação da banda GarotoVIP e show de encerramento com um super show de forró com a banda Amendoins, já se preparando para participação no Arraiá do Movimento Comunitário, a se realizar nos dias 31/05 e 01/06

Ainda no sábado (18), a Ecofeira JB vai reunir microempreendedoras locais e artesãs da cidade, oferecendo produtos sustentáveis e de alta qualidade. Uma ótima oportunidade para encontrar presentes criativos e originais.

“Este projeto é muito importante para o Jardim Botânico”, diz Rose Marques, presidente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico. “Ele contribuiu para a revitalização do CPS, para a educação ambiental e para a promoção da cultura local. Além disso, estimulou a comunidade, com mais entretenimento e oportunidade de aprendizado.”

Além da programação cultural, o festival contará com a entrega da revitalizada horta do CPS, um espaço que será utilizado para promover a educação ambiental e a alimentação saudável na comunidade.

Horta do CPS

A horta, que antes estava escassa, foi completamente revitalizada com a ajuda de voluntários do MCJB e de parceiros para o projeto. O espaço recebeu novos canteiros, adubação e mudas de hortaliças e ervas aromáticas.

A revitalização do espaço é um passo importante para o projeto Oikos Cultural, que tem como objetivo conscientizar a comunidade sobre a importância de um estilo de vida sustentável. A horta servirá como um espaço de aprendizagem e prática para os moradores, que poderão aprender a cultivar seus próprios alimentos frescos e saudáveis.

“Acredito que a horta será um espaço de aprendizado, integração e produção de alimentos saudáveis para a comunidade. Fico feliz em ver o cuidado com esse espaço que também é nosso”, destaca Pedro Henrique Ribeiro, morador da cidade do Jardim Botânico.

O Festival de Alimentação Saudável faz parte do 1° semestre de atividades do projeto Oikos Cultural, uma oportunidade para a comunidade celebrar as conquistas e aprender mais sobre alimentação saudável e práticas sustentáveis.

Confira a programação completa:

Sexta-feira (17/05):

Manhã:

10h: Apresentação Teatral Cia Fábula (Peça: Mamãe Onça);

11h: Palestra sobre obesidade (conscientizar sobre os riscos da obesidade para a saúde, informar o público sobre o que é obesidade, suas causas, consequências e tratamento, apresentar estratégias para prevenir e controlar a obesidade).

Tarde:

16h: Apresentação Teatral Cia Fábula (Peça: Mamãe Onça);

17h: Oficina Teórica e Prática de Plantas Medicinais (como fazer um tempero medicinal);

19h: Apresentação da banda SOM A+.

Sábado (18/05):

Manhã:

08h: Oficina de Produção de Chás;

09h: Degustação de Chás com show de MPB;

Tarde:

10h: Oficina Prática de Receitas fáceis e saudáveis com a produção de sua horta caseira (o chef Cizú Torres ensina a aproveitar ao máximo sua horta);

12h: Apresentação da banda Garoto VIP;

16h: Oficina de Horta Caseira (aprenda a cultivar uma horta dentro de casa);

17h: Apresentação musical da banda Amendoins (show de forró).

O projeto Oikos Cultural é um exemplo de como a cultura, a educação ambiental, a sustentabilidade e a alimentação saudável podem ser trabalhadas de forma conjunta e integrada. O festival de encerramento será uma oportunidade para celebrar as conquistas do projeto e para a comunidade se conectar com diversas temáticas importantes.

Share this content:

Publicar comentário