×

Apresentação no Catetinho – Espetáculo-instalação destaca histórias de mulheres pioneiras na construção de Brasília

Apresentação no Catetinho – Espetáculo-instalação destaca histórias de mulheres pioneiras na construção de Brasília

“Carrego O Que Posso, Faço Quintal Onde Dá” é um tributo sensível à memória, ao pertencimento e à resistência feminina. A montagem resgata memórias por meio de objetos do cotidiano e leva apresentações gratuitas a escolas e museus do DF

O espetáculo-instalação Carrego O Que Posso, Faço Quintal Onde Dá”, realizado pelo Coletivo Entrevazios, propõe uma imersão sensível na memória de mulheres que participaram da construção de Brasília, mas cujas histórias permaneceram à margem. Com uma linguagem poética e delicada, a montagem utiliza tanto objetos do cotidiano — como bacias, panelas, roupas de bebê e ferros de brasa — como dispositivos narrativos para contar histórias reais de mulheres idosas moradoras das regiões mais antigas do Distrito Federal.

A segunda edição do projeto acontece de 23 a 31 de maio e realiza oito apresentações gratuitas em seis cidades do DF, sendo quatro em escolas públicas e quatro em museus, com acessibilidade garantida em parte da programação por meio de audiodescrição e intérprete de LIBRAS. Após cada sessão, o público é convidado a conhecer as histórias de outras mulheres, a partir da fruição da instalação cênica formada e ver de perto todos os objetos disparadores das memórias, proporcionando um encontro entre memória, afeto e presença.

A montagem também é parte das celebrações aos 35 anos do Museu Vivo da Memória Candanga, com apresentações abertas ao público nos dias 28 e 31 de maio, com uma sessão com recursos de acessibilidade. Outro equipamento cultural que também recebe o espetáculo é o Museu do Catetinho, com sessões nos dias 24 e 25. A montagem conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e também percorre escolas públicas em Planaltina, Paranoá, Gama e Ceilândia.

“Ano passado vivemos a temporada de estreia do espetáculo. A cada apresentação, a história de uma mulher se desdobrava na de muitas outras. Ouvi tantas vezes: ‘Você acabou de contar a minha história’. Entre abraços acolhedores, sorrisos partilhados e lágrimas emocionadas, circulamos pelas sete regiões onde escutamos as vozes das mulheres migrantes. Encerramos essa primeira edição com o coração transbordando e a certeza de que queremos seguir abrindo esse quintal, onde a história de uma é, na verdade, a de muitas mulheres”, explica Maysa Carvalho, atriz e coordenadora geral do espetáculo.

Dirigido por Sandra Vargas, referência nacional no teatro de objetos, o espetáculo foi criado a partir de entrevistas com mulheres que vivenciaram o nascimento da capital. A montagem revela uma Brasília íntima, feminina e cotidiana — aquela que não aparece nos livros de história, mas que pulsa nas casas, nos quintais e nas lembranças.

“Este espetáculo traz uma Brasília que poucos conhecem. Traz a mãe ou a avó que sabemos estar em tantas casas, lutando para existir. E por que usamos objetos? Porque eles nos fazem falar daquilo que parece não ter importância neste mundo tão concreto. Trazemos a humanidade escondida num cotidiano que não está nos grandes museus nem nos livros de História, mas que está em nossas casas e parece ser o que faz mais sentido nas nossas vidas”, explica Sandra Vargas, premiada atriz e fundadora do Grupo Sobrevento, pioneiro em teatro de objetos no Brasil e uma referência na pesquisa de linguagem do teatro de animação dentro e fora do país.

Coletivo Entrevazios

Criado em 2014, o grupo vem propondo reflexões e diálogos contínuos sobre Brasília e suas poéticas, investigando as intersecções da cidade, arte, memória e os corpos que a atravessam.  Os desdobramentos artísticos do Coletivo incluem trabalhos como: o Livro de Artista ENTREVAZIOS (2014); a intervenção urbana O Estrangeiro (2015); a exposição instalativa De Ver Cidade – Brasília numa caixa de brincar (2019, 2024 e 2025); a intervenção poética de teatro de animação Lourença (2021); o mini documentário Barraca de Memórias (2023); a exposição Percursos Inventados (2023); o espetáculo-instalação Carrego O Que Posso, Faço Quintal Onde Dá (2024 e 2025); e as visitas teatralizadas com Cidade Espetáculo – Aventura nos Três Poderes (2024).

Programação

23/05 – 19h30 – Centro Educacional Incra 09 (Ceilândia)

24/05 – 17h30 – Museu do Catetinho (sessão com Libras e audiodescrição)

25/05 – 17h30 – Museu do Catetinho

26/05 – 19h30 – Centro Educacional Engenho das Lajes – CEDEL (Gama)

28/05 – 19h30 – PAD/DF (Paranoá)

29/05 – 19h30 – Centro Educacional Taquara (Planaltina)

30/05 – 17h30 – Museu Vivo da Memória Candanga – Festa em comemoração aos 35 anos do Museu

31/05 – 17h30 – Museu Vivo da Memória Candanga (sessão com Libras e audiodescrição)

SERVIÇO

Espetáculo Carrego O Que Posso, Faço Quintal Onde Dá

Data: De 23 a 31 de maio

Sessões abertas ao público:

24/05 – 17h30 – Museu do Catetinho (sessão com Libras e audiodescrição)

25/05 – 17h30 – Museu do Catetinho

30/05 – 17h30 – Museu Vivo da Memória Candanga – Festa em comemoração aos 35 anos do Museu

31/05 – 17h30 – Museu Vivo da Memória Candanga (sessão com Libras e audiodescrição)

Informações: @entrevazios

Acesso: gratuito

*Por Baú Comunicação

🎨 Um presente criativo para toda a família!

Conheça os livros de colorir Bobbie Goods, que estão encantando crianças e adultos ao redor do mundo! 💕 São ilustrações fofas, capa dura resistente e páginas incríveis para pintar, relaxar e se divertir juntinhos.

bobbie-goods-original Apresentação no Catetinho - Espetáculo-instalação destaca histórias de mulheres pioneiras na construção de Brasília

✨ Uma opção incrível para brincadeiras longe das telas!

  • halloween Apresentação no Catetinho - Espetáculo-instalação destaca histórias de mulheres pioneiras na construção de Brasília

    Programação de Halloween em Brasília

    Confira os eventos de Halloween assustadoramente divertidos para curtir com as crianças na capital! Se você ainda não decidiu onde levar os pequenos para aproveitar o clima de Halloween, reunimos aqui as melhores opções de eventos infantis e familiares em Brasília! Tem caça aos doces, oficinas, desfiles e muitas travessuras — tudo pensado para garantir…

    Leia mais

  • halloween-jk-shopping Apresentação no Catetinho - Espetáculo-instalação destaca histórias de mulheres pioneiras na construção de Brasília

    JK Shopping promove Bailinho de Halloween com programação especial para toda a família

    Evento gratuito acontece no dia 26 de outubro, das 14h às 18h, com peça teatral Monster High, recreação e distribuição de guloseimas O JK Shopping convida toda a família para celebrar o Halloween em grande estilo com o Bailinho de Halloween, que acontece no dia 26 de outubro, das 14h às 18h, oferecendo atividades lúdicas,…

    Leia mais

  • halloween Apresentação no Catetinho - Espetáculo-instalação destaca histórias de mulheres pioneiras na construção de Brasília

    Halloween em condomínios: como garantir segurança, diversão e boa convivência

    O Halloween se popularizou de vez nos condomínios brasileiros. Cada vez mais crianças se organizam para percorrer os blocos e apartamentos em busca de doces, enquanto moradores enfeitam portas e áreas comuns com decorações temáticas. Mas, para que a diversão não dê lugar a conflitos, o momento exige planejamento e comunicação eficiente por parte da…

    Leia mais

Share this content:

Gostou dessas dicas? Inscreva-se pra receber mais!

Publicar comentário

Agenda Infantil