AGOSTO NO CCBB
Oficina de pipas
11 de agosto, às 10h
c/ Seu Pedro
Em comemoração ao Dia dos Pais, o CCBB Educativo promove uma oficina de pipas ministrada por Seu Pedro. Além de explorar a fabricação desse brinquedo, a atividade também tem por objetivo refletir sobre suas tradições e a presença na história do Brasil.
–
Seu Pedro – como é conhecido Pedro Paulo Soares Assis – é carioca e vive em Brasília há mais de 30 anos. Conhecido na Ceilândia como o Rei das Pipas, desde os cinco anos de idade as fabrica para vender e brincar. Atualmente, do alto de seus 70 anos, é considerado uma autoridade no universo da confecção do brinquedo.
Entrada gratuita.
LUGAR DE CRIAÇÃO
sábados, domingos e feriados
10h às 12h e 15h às 17h
Uma programação especial voltada para as crianças e suas famílias visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte. Também é um espaço que recebe artistas e educadores residentes, que se juntam à equipe do Programa CCBB Educativo no desenvolvimento de propostas específicas, integrando adultos e crianças em processos de experiência com a arte.
As atividades acontecem sempre aos sábados, domingos e feriados, em dois horários: das 10h às 12h e das 15h às 17h.
Entrada gratuita.
COMO NASCE UMA OBRA DE ARTE?
3 e 4 de agosto
Dedicado aos intercâmbios entre crianças e artistas, com foco na experimentação das práticas artísticas contemporâneas, neste dia educadores artistas vão desenvolver propostas com foco no compartilhamento dos processos e das linguagens.
desvendando as sombras
Nesta edição, a proposta é transformar as sombras de objetos do cotidiano em desenhos divertidos. Inspirados pelos trabalhos do artista Vincent Bal, o objetivo é dar uma nova vida aos objetos a partir das formas de suas sombras.
—
DESDE PEQUENO
10 e 11 de agosto
Dedicado à primeira infância e com a ideia de desenvolver propostas que além de integrar e socializar as crianças e os seus responsáveis com a arte, terão como foco o contato da primeira infância com as exposições e seus conteúdos.
especial dia dos pais: conjunto animado
Pensando na relação que conecta pais e filhos, o Programa CCBB Educativo propõe a criação de um Taumatroscópio, um dos mais antigos dispositivos de animação. O objetivo é fazer dois desenhos, um de cada lado de um disco de papel. Quando as ilustrações são movimentadas, elas se transformam em uma só.
—
DEDOS IMPRESSIONADOS
17 e 18 de agosto
Nesta edição, a proposta é utilizar as mãos e pintar de uma forma inusitada. O objetivo é fazer desenhos com a técnica do pontilhismo usando as pontas dos dedos.
TROCAÇÃO DE HISTÓRIAS
24 e 25 de agosto
Dedicado a leitura, música e narrativa, com foco nas questões ligadas às exposições e ao patrimônio imaterial. Tem como foco a participação do público na produção de narrativas e de imaginários sociais e culturais, a partir da experiência no centro cultural.
os caminhos do folclore
Em comemoração ao Dia do Folclore brasileiro, comemorado em 22 de agosto, esta atividade consiste em resgatar os personagens que fantasiam e enriquecem o imaginário cultural e as histórias tipicamente brasileiras. Com uma contação itinerante de histórias, o objetivo é desbravar narrativas que se materializam a partir dos elementos da natureza que colorem, aquecem e regam o chão do CCBB.
EU FAÇO MEU BRINQUEDO
31 de agosto e 1º de setembro
Oficinas que vão explorar aspectos da cultura maker e da criação, para pensar o brincar e o brinquedo como prática coletiva. Lida com temas transversais, como consumo, sustentabilidade e reuso.
sobrevoo
Quantas coisas podemos descobrir pilotando um avião com a imaginação? Nesta atividade, o objetivo é fazer uma máquina de voar com um pregador de roupas e palitos de picolé. Com ela, é possível ativar o olhar para o espaço-além. Afinal, este avião pode alcançar as mais altas nuvens da imaginação.
Share this content:
Publicar comentário