Férias no Ateliê do MAB promete diversão cultural gratuita para toda a família
Museu de Arte de Brasília convida crianças, famílias e educadores para atividades lúdicas durante o mês de julho, com oficinas, contações de histórias e visitas especiais
O Programa Educativo do Museu de Arte de Brasília (MAB) preparou uma programação especial para as férias de julho e convida o público de todas as idades para curtir dias de muita criatividade, brincadeira e arte no Ateliê do MAB. A partir do dia 07/07, o espaço se transforma em um verdadeiro território de descobertas, com atividades gratuitas – e vagas limitadas – voltadas para bebês, crianças, famílias e educadores
As Férias no Ateliê do MAB chegam com oficinas criativas, contações de histórias, visitas mediadas com jogos, brincadeiras populares e vivências teatrais. Tudo pensado para estimular o imaginário, promover o encontro entre gerações e garantir momentos de aprendizado descontraído. Em paralelo, o público pode fazer uma visita mediada pela nova exposição “Terra Fraturada”, da fotógrafa Renate Graf, em cartaz até 15 de setembro. A mostra propõe uma reflexão urgente sobre as crises ambientais contemporâneas, complementando a experiência cultural do período de férias com profundidade e sensibilidade.
Visitas bilíngues
Já pensou em visitar o Museu de Arte de Brasília com uma visita mediada bilíngue? O programa MAB Educativo oferece essa experiência toda segunda-feira, sempre às 13h, com sessões em inglês ao acervo do MAB, com duração de 1 hora. É uma excelente oportunidade para treinar outro idioma.
Oficinas para escolas no mês de julho
Durante a semana, educadores podem levar suas turmas para visitas mediadas ao acervo do MAB e às novas exposições. O programa também inclui oficinas de práticas artísticas relacionadas às linguagens das exposições temporárias. Escolas têm acesso ao programa por meio de agendamento online gratuito, na plataforma Conecta https://conecta.mediato.art.br/. Vale lembrar que a experiência conta com visitas mediadas com interpretação em libras mediante agendamento e exemplares do material educativo impressos em braile. O local onde acontece o educativo está preparado para receber pessoas com mobilidade reduzida.
Oficinas para Escolas
1º ao 5º ano – Oficina Universo Criativo de Francisco Galeno
6º ao 9º ano – Oficina de Geometria com Athos Bulcão
Ensino Médio – Oficina de Curadoria
Programação de Férias (a partir do dia 07/07)
Segunda-feira
10h30 – Contação de Histórias para Bebês (de 18 meses a 3 anos) – 10 vagas
15h – Visita Mediada ao Acervo com Jogos
16h30 – Oficina de Brinquedos Ópticos (a partir de 6 anos) – 12 vagas
Quarta-feira
10h30 – Contação de Histórias para Bebês (de 18 meses a 3 anos) – 10 vagas
15h – Visita Mediada ao Acervo com Jogos
16h30 – Oficina de Pintura Lúdica (a partir de 4 anos) – 12 vagas
Sexta-feira
10h30 – Contação de Histórias para Bebês (de 18 meses a 3 anos) – 10 vagas
15h – Visita Mediada ao Acervo com Jogos
16h30 – Oficina de Jogos Teatrais (a partir de 6 anos) – 12 vagas
Sábado
10h30 – Contação de Histórias para Bebês (de 18 meses a 3 anos) – 10 vagas
15h – Visita Mediada à Exposição Terra Fraturada
16h30 – Oficina de Cordel (a partir de 6 anos) – 12 vagas
Domingo
10h30 – Contação de Histórias para Crianças (a partir de 4 anos) – 10 vagas
15h – Visita Mediada Patrimonial
16h30 – Oficina de Brincadeiras Populares (a partir de 4 anos) – 12 vagas
Sobre o MAB
O Museu de Arte de Brasília é um espaço destinado a exposições, atividades culturais e programas educativos, e tem como objetivo promover a valorização e difusão da arte brasileira. O museu conta com um acervo composto por obras de artistas nacionais e internacionais e tem como principal objetivo valorizar e difundir a arte brasileira.
Sobre a Mediato
Mediato é uma empresa comprometida em colaborar com a difusão da produção artística, com a valorização dos bens culturais e a formação de novos públicos para a arte. Desde 2010 tem desenvolvido programas educativos para Artes Visuais, Artes Cênicas e Educação Patrimonial, alcançando mais de 80 mil estudantes no Distrito Federal. Além do inovador trabalho de mediação desenvolvido para o teatro, a Mediato também contribui com a economia criativa local, por meio do Curso de Mediação Cultural que desde 2019 insere novos mediadores no mercado de trabalho. A Mediato quer cultivar uma comunidade crítica e sensível, com senso de pertencimento, valorização e também apreciação da cultura local.
Programa Educativo do Museu de Arte de Brasília (MAB)
(Setor de Hotéis e Turismo Norte, trecho 1, Projeto Orla)
Agendamento para escolas: https://conecta.mediato.art.br/
Oficinas: não é necessária inscrição
Funcionamento: Todos os dias, exceto terça-feira, de 10h às 19h
Informações: @mediato.art
Acesso: gratuito
Rolê Cultural do CCBB Brasília transforma as férias de dezembro em temporada de arte, jogos, memes e grafite
Programação gratuita reúne visitas mediadas, oficinas criativas, experiências para bebês, atividades em Libras e ações ao ar livre O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília) abre as férias escolares com uma programação especial do Rolê Cultural – CCBB Educativo, ao longo de todo o mês de dezembro. São atividades gratuitas para diferentes idades, de bebês a adolescentes, famílias, grupos…
Programação educativa ganha destaque no Festival Next Level
Palestras sobre mercado de games, tecnologia e profissões digitais acontecem até 15 de dezembro Após atrair grande público com suas arenas de jogos, Museu do Videogame e atividades interativas, o Festival Next Level — realizado pela OSC Anjo Games, com fomento do Governo do Distrito Federal em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e…
ÚLTIMA BATUCADA CELEBRA O ANO DO SAMBA E DO CHORO EM BRASÍLIA
Grande encontro na Arena Conic encerra 2025 celebrando a força feminina, as rodas icônicas do DF, a cultura popular e a ocupação criativa do centro da cidade Brasília se prepara para encerrar 2025 com alma, ritmo e coração. Em 20 de dezembro, na Arena Conic, a cidade recebe A Última Batucada, um grande encontro dedicado à…
Share this content:
Gostou dessas dicas? Inscreva-se pra receber mais!















Publicar comentário