×

Tô no Cineminha 2025 na CAIXA Cultural Brasília

Tô no Cineminha 2025 na CAIXA Cultural Brasília

CAIXA Cultural Brasília recebe, no final de semana do Dia das Crianças, a segunda edição do Tô no Cineminha

Série internacional de cineconcertos – para bebês e crianças – com curadoria do parisiense Forum des Images, exibe 15 curtas-metragens inéditos de sete nacionalidades em quatro sessões com música de concerto executada ao vivo

Realizado pela primeira vez em 2023, com grande sucesso e também na CAIXA Cultural Brasília, o Tô no Cineminha acompanha bebês e crianças nas suas primeiras emoções com a sétima arte. Com atividades gratuitas sendo sessões, brincadeiras e jogos lúdicos, além de oficina, o projeto volta a movimentar CAIXA Cultural entre os dias 10 e 12 de outubro, sexta, sábado e domingo.

Organizado pela Casa da Gente Produções, em coprodução com a Miseno Produções e Eventos e curadoria da instituição Forum des Images, que há 19 anos organiza o Festival Tout-Petits Cinéma para a primeira infância em Paris. O projeto dedica-se ao público de 18 meses a 6 anos de idade, acompanhado de seus familiares, que também irão se encantar. Esta edição integra a Temporada do Ano da França no Brasil.

Na programação, estão curtas de animação da Alemanha, China, França, Suíça, Rússia, Polônia e República Tcheca. Sem diálogo, os curtas-metragens serão exibidos acompanhados por uma trilha sonora original executada ao vivo, em volume adaptado para os ouvidos mais sensíveis, pelos músicos franceses Jean-Carl Feldis, Eli Frot e Matthieu Souchet. E mais, o Tô no Cineminha oferece oficina sobre os sons no cinema e, após cada sessão, a criançada é convidada a se divertir com brincadeiras e jogos lúdicos, além de surpresas.

Na abertura da programação, será apresentado “No Coração do Oceano”, voltado para crianças a partir de 2 anos. No roteiro do curta, mistérios, animais e a magia dos mares e oceanos irão encantar o público e a trilha sonora será executada pelo duo francês Science Fiction, dos músicos Matthieu Souchet e Eli Frot. Em “Brincando na Água”, segundo curta da mostra, a temática aquática também é destaque, onde rios, mares e chuvas são revelados em desenhos coloridos e metafóricos, dialogando de forma delicada com instrumentos de diversos países, numa experiência adaptada para bebês a partir de 18 meses de idade. Já “De Cabeça para Baixo!” explora o mundo das emoções, da imaginação, das descobertas e da aventura para um público a partir dos 3 anos de idade. Esses dois terão como solista o multi-instrumentista, compositor e sonoplasta Jean-Carl Feldis.

A programação inclui ainda a oficina “Pequenas Criações Sonoras”, na qual as crianças aprendem, com ludicidade e muita interatividade, como se criam música e efeitos sonoros de um filme. A oficina, ministrada pelo músico francês Jean-Carl Feldis, é dirigida a crianças de 3 a 7 anos e contará com tradução consecutiva de francês para português.

A iniciativa de trazer o evento para o Brasil partiu das duas produtoras que dirigem a mostra, Luana Dias e Cristiana Giustino. “Sem dúvidas, o mais encantador neste projeto é ver a sala repleta de crianças e bebês acompanhados de seus pais, irmãos, avós, professores e colegas, num clima contagiante, provocado sobretudo pelo encantamento ao experimentar o encontro da música ao vivo – e a riqueza e variedade de ritmos, instrumentos e sonoridades – aliada a uma seleção primorosa de filmes de baixo estímulo e com enredos envolventes e adequados à faixa etária”, afirma Luana Dias.

Cristiana Giustino destaca o desejo de proporcionar ao público um conteúdo qualificado e ao mesmo tempo lúdico: “Num contexto de múltiplas telas e conteúdos hiper-engajantes, queremos oferecer aos nossos filhos experiências e conteúdos que contribuam para o desenvolvimento da linguagem e da comunicação sem afetarem negativamente o seu desenvolvimento cognitivo e socioemocional”.

Tô no Cineminha é uma produção da Casa da Gente Produções, em coprodução com a Miseno Produções e Eventos, com a curadoria do parisiense Forum des Images. Tem o patrocínio da CAIXA, Governo Federal, e o Apoio da Embaixada da França no Brasil, além de integrar a programação da Temporada do Ano da França no Brasil. Conta ainda com o Apoio Cultural do Projeto Gente Arteira, Hotel Confort Suites, Aliança Francesa de Brasília e Estúdio Sinal Music.

Programa:

No Coração do Oceano (Sur l’Océan)

cineconcerto-No-Coracao-do-Oceano-foto-divulgacao-1024x682 Tô no Cineminha 2025 na CAIXA Cultural Brasília

Dias 10/10, sexta-feira, às 15h, e 11/10, sábado, às 16h

Cineconcerto com acompanhamento ao vivo da dupla francesa Science Fiction (Matthieu Souchet e Eli Frot), com participação especial da musicista carioca Flávia Melo. O que acontece na superfície do oceano? Peixes curiosos, uma baleia azul, um barquinho de papel e um pescador de estrelas exploram os mistérios do oceano nesse cineconcerto envolvente e encantador.

A partir de 2 anos de idade | Duração: 45 minutos

De Cabeça para Baixo! (Sens dessus dessous!)

Dia 10/10, 6a feira, às 9h30

Cineconcerto com acompanhamento ao vivo do músico francês Jean-Carl Feldis.

Dormir no escuro é um pouco assustador, mesmo quando você é um peixe-lanterna! E se um monstrinho desajeitado rouba nosso cobertor preferido? Fortes emoções estão em destaque neste cineconcerto, que também explora o mundo de aventuras de uma oficina e a simpatia de um cachorro fofinho.

A partir de 3 anos de idade | Duração: 40 minutos

Brincando na Água (Jeux dans l’eau)

Dia 12/10, domingo, às 16h

Cineconcerto com acompanhamento ao vivo do músico francês Jean-Carl Feldis.

Um chapéu azul engraçado que traz as maravilhas do oceano para um garotinho travesso… Uma garça mãe acolhe um filhote de cachorro, um filhote de urso e um patinho em seu ninho. Um pinguim aprende a nadar e um castor cantante navega tranquilamente ao vento. Cinco filmes coloridos e divertidos que nos levam em uma viagem pelo mundo das águas.

A partir de 18 meses de idade | Duração: 50 minutos

Oficina

Pequenas Criações Sonoras

Dias: 11/10, sábado, às 11h, e 12/10, domingo, às 11h

Conduzida por Jean-Carl Feldis, músico, compositor e engenheiro de som, esta oficina faz uma introdução divertida à importância do som no cinema. Através de objetos e instrumentos musicais, as crianças aprendem de forma lúdica e interativa como se criam os efeitos sonoros e a trilha sonora de um filme. Inscrições online gratuitas (a partir de 15/9) com o limite de até 20 crianças, a partir de 3 anos de idade (acompanhadas por responsável). Cada oficina tem 60 minutos de duração. https://www.caixacultural.gov.br/Paginas/Brasilia.aspx

Casa da Gente e Miseno Produções:

A Casa da Gente Produções e Editora (Niterói, RJ) e a Miseno Produções e Eventos (Rio de Janeiro, RJ) são empresas associadas desde 2019 e dirigidas, respectivamente, por Luana Dias e Cristiana Giustino, produtoras culturais com mais de 20 anos de atuação nos segmentos audiovisual, artes visuais e artes cênicas. Juntas, realizaram a primeira edição de Tô no Cineminha (Caixa Cultural Brasília, 2023), a Mostra Cinema Sem Diferenças (Niterói, 2022 e 2019), com filmes internacionais que tratam de variados tipos de deficiência, mostra FESTin ON Niterói (2021), que promoveu exibições e intercâmbio entre realizadores de língua portuguesa do exterior e realizadores de Niterói, além do projeto A história de Ayana (2024 e 2025), que inclui um curta-metragem em animação já exibido em quase 10 festivais pelo Brasil, e a leitura dramatizada desta obra literária voltada para o público infantil.

Ficha técnica:

Músicos Jean-Carl Feldis, Eli Frot e Matthieu Souchet | Direção Geral Luana Dias | Codireção e Produção Executiva Cristiana Giustino | Curadoria Forum des Images | Produção Local Liana Farias | Direção Técnica Marcus Lyra | Oficina Jean-Carl Feldis | Tradução Patrick Louis | Design, Spot e Site Andrei Aguiar | Foto Nathalia Britto | Vídeo Henrique Jesus

Share this content:

Gostou dessas dicas? Inscreva-se pra receber mais!

Publicar comentário