Experiência imersiva no Senado com realidade virtual



Desde o dia 23 de novembro, as visitas guiadas ao Senado Federal ganharam um toque de tecnologia e história. Os óculos de realidade virtual permitem aos visitantes uma experiência imersiva e emocionante por meio do curta-metragem “O Sonho de Abdias”, que destaca momentos marcantes dos 200 anos do Senado.
Sobre o filme
Filmado no próprio plenário, o curta-metragem leva o público a uma experiência única. Rocco Pitanga interpreta Abdias do Nascimento, senador, escritor e ativista do movimento negro, em uma conversa inspiradora com a jovem estudante Janaína, vivida por Sophia Rosa. A trama aborda os sonhos de representatividade e reflete sobre os desafios históricos enfrentados pela comunidade negra no Brasil. A produção é da Caixote Histórias Imersivas, especializada em realidade virtual cinemática.
Nossa família teve o privilégio de participar dessa produção especial: Henrique e eu fizemos figuração, enquanto o João Francisco, nosso filho mais velho, fez uma linda participação ao lado de outras crianças e adolescentes, como a talentosa atriz brasiliense Mirella. Foi emocionante ver de perto como o filme conecta gerações e reforça mensagens tão importantes.


Programação da visita guiada
- Tours gratuitos, com grupos de até 50 pessoas, acontecem diariamente (exceto terças e quartas-feiras), das 9h às 17h.
- Atenção!! Apenas aos sábados e domingos a visitação inclui a exibição do filme “O Sonho de Abdias” ao final do tour, das 11h às 15h30.
- Agendamento e mais informações: site oficial do Congresso Nacional.
Recomendações para a exibição
Há uma recomendação de exibição para maiores de 10 anos, principalmente devido ao uso dos óculos de realidade virtual (VR) e ao tema do filme, para que o público consiga compreender plenamente a narrativa. No entanto, crianças menores também podem aproveitar, dependendo de sua familiaridade com o tema e com a tecnologia. A Marina, por exemplo, com apenas 7 anos, assistiu tranquilamente, pois já estava acostumada com os óculos e o conteúdo discutido.
Importante: O filme não contém qualquer cena de violência, sexo, nudez ou drogas, tornando-o seguro para toda a família.
Por que assistir?
Além de ser uma homenagem a Abdias, um defensor incansável da cultura afro-brasileira e ativista do movimento negro, o curta-metragem marca a estreia do feriado nacional do Dia da Consciência Negra.
Exposição dos 200 anos do Senado
Aproveitamos a oportunidade para visitar a Exposição “Senado 200 anos: Conectando Passado e Futuro” que fica no Salão Negro do Congresso Nacional até o dia 10 de dezembro.

Com projeções, painéis giratórios, documentos e maquetes, a exposição de 200m² é dividida em quatro principais temas: Império, República, Ditadura e Redemocratização.
Serviço: Exposição “Senado 200 Anos: Conectando Passado e Futuro”
Data: até 10 de dezembro de 2024
Horário: Todos os dias, das 9h às 17h – última entrada às 16h30.
Local: Salão Negro do Congresso Nacional
Entrada: Gratuita
Share this content:
Publicar comentário