×

“Espelho Sonoro”, uma imersão em paisagens sonoras. Últimos dias na CAIXA Cultural Brasília

“Espelho Sonoro”, uma imersão em paisagens sonoras. Últimos dias na CAIXA Cultural Brasília

 Na CAIXA Cultural Brasília, últimos dias para visitar a exposição artístico-tecnológica:

Espelho Sonoro

 

Arte em mapeamento proporciona uma experiência imersiva por paisagens sonoras de cidades

 

0?ui=2&ik=a93d2403c5&attid=0 "Espelho Sonoro", uma imersão em paisagens sonoras. Últimos dias na CAIXA Cultural Brasília

(Espelho Sonoro em Capivari, São Paulo)

 

Últimos dias para visitar exposição na qual o visitante amplia a percepção dos ambientes urbanos e naturais a partir da escuta. A mostra está em cartaz nas Galerias Piccola I e II, onde fica até 24 de março. Em Espelho Sonoro, o artista visual e sound designer Rodrigo Ramos propõe desanestesiar os ouvidos e reavivar o prazer de perceber sons e ruídos de situações rotineiras.

 

Para a captação das paisagens sonoras, o artista criou releitura de localizadores acústicos utilizados durante a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1919). “Tais objetos se assemelhavam a ‘conchas acústicas’ e eram utilizados pelas potências bélicas da época para localizar aviões, navios e tanques no território de guerra”, explica Ramos.

 

          Nos espaços expositivos, visitante poderá interagir com a obra do artista. Na Piccola I, estão 20 fotografias acompanhadas dos sons das paisagens retratadas que podem ser escutadas com fones de ouvido. Já na Piccola II, quatro monitores exibem cotidianos urbanos diferentes, além de fotografias. Os sons urbanos estão disponíveis em: https://soundcloud.com/espelhosonoro/sets/espelho-sonoro-caixa-cultural-brasilia; e os vídeos em: www.youtube.com/@espelhosonoro4673. O catálogo virtual da exposição está disponível para consulta em: https://issuu.com/territorio.comunicacao/docs/catalogo_espelho_sonoro

 

        Ao integrar a programação do Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural, a exposição reflete a importância da sensibilidade artística com o intuito de repensar e compreender a experiência humana em diferentes tempos e espaços. Assim, a CAIXA Cultural segue seu propósito de oferecer à sociedade expressões artísticas significativas e experiências transformadoras.

 

 

Ficha técnica:

Rodrigo Ramos, Artista Sonoro, Vídeos e Fotografias | Fernanda Assis, Produtora Local | Thiago Pinto Ribeiro, Designer | H. Hardman, Cenotécnico | Rodrigo Machado, Assessor de Imprensa | Agradecimentos: Adriana Ramos dos Santos, Cleusa Ramos dos Santos, José Antônio dos Santos, Fabiana Marques, Geneci Capitanio, Marcela Capitanio Trevisan, Valdocir Trevisan, Vicente C.T. Ramos dos Santos.

 

Serviço:

[Artes Visuais] Espelho Sonoro

Local: CAIXA Cultural Brasília | Galerias Piccola I e II

Endereço: SBS Quadra 4 Lotes 3/4

Visitação: até 24 de março de 2024

Horário: das 9h às 21h, de terça-feira a domingo

Bilheteria: entrada franca

Classificação: livre para todos os públicos

Acesso para pessoas com deficiência

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Saiba mais em: www.rodosound.com


*Por Rodrigo Machado

Território Comunicação



Share this content:

Publicar comentário