Exposição “As Mulheres Cabaças” celebra a força feminina indígena
Memorial dos Povos Indígenas estreia primeira mostra temporária de 2025
O Memorial dos Povos Indígenas (Zona Cívico-Administrativa, em frente ao Memorial JK) exibirá sua primeira exposição temporária no dia 28 de janeiro, com abertura a partir das 19h. O público poderá apreciar, até o dia 16 de fevereiro, as obras de As Mulheres Cabaças, uma homenagem à ancestralidade e ao protagonismo feminino do povo Mehin (Krahô). Idealizada pela artista indígena Kessia Daline Krahô, a mostra faz parte do edital de incentivo às exposições temporárias do Memorial, promovido pela gestão do projeto educativo da ONG Amigos da Vida, que conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
“As Mulheres Cabaças” apresenta um conjunto de trinta cabaças que narram histórias fundamentais para a formação e a identidade de seu povo, homenageando a luta e a força das mulheres indígenas. As peças destacam a força matriarcal e a sabedoria ancestral que atravessa gerações. Além disso, a mostra resgata a simbologia das cabaças como representação do feminino, da fertilidade e da conexão com a terra.
Sob essa perspectiva, Kessia Daline Krahô exalta a cosmovisão cultural dos Mehin, enfatizando a conexão sagrada entre as mulheres indígenas, a natureza e todos os elementos que compõem o universo. “Nós, mulheres indígenas, estamos intimamente ligadas à terra e aos ciclos que sustentam a vida”, reflete a artista.
A exposição conduz os visitantes por uma jornada imersiva em três histórias essenciais para a identidade cultural dos Mehin. A criação do cosmos e da vida: representa a origem do universo e o papel central das mulheres como criadoras e guardiãs. A segunda história mostra a centralidade feminina nos conhecimentos sobre a terra, nutrição e medicina e a terceira história se aprofunda no entendimento de quem são as mulheres cabaças e celebra o protagonismo das mulheres indígenas na política, economia e preservação dos ciclos naturais.
Sobre a artista
Mulher indígena de origem tocantinense residente no DF, possui formação acadêmica em Serviço Social pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é pedagoga em formação pela Universidade Paulista (UNIP), trabalha como educadora social indígena em uma escola pública no DF. É artista independente e, desde 2018, vem caminhando e realizando trabalhos artísticos em diversas áreas, como: performance, pintura, contação de histórias para crianças, arte-educação, atriz, poetisa, modelo fotográfica, cantora e atua também entre outras linguagens artísticas. Na caminhada, já fez palco desde a rua a lugares como Unibes CulturalSP e casas de cultura pelo país. A artista utiliza sua voz para fortalecer também o coletivo e honrar sua caminhada aqui, permitida por suas e seus ancestrais através das artes. É por meio das artes que Kessia Daline Krahô vem realizando diversos trabalhos artísticos, firme que seu corpo e sua arte são protagonistas para a representatividade de histórias plurais e que fogem do padrão vigente na sociedade como um todo.
O Memorial
O acervo do Memorial dos Povos Indígenas possui um inventário formado por peças de plumárias, cerâmicas e com os insumos próprios de diversas etnias. No espaço, há uma reserva técnica com as peças doadas do acervo particular dos antropólogos Darcy Ribeiro, Berta Ribeiro e Eduardo Galvão. No espaço também há peças apreendidas pela polícia federal na Operação Pindorama.
Serviço
Memorial dos Povos Indígenas
(Zona Cívico-Administrativa, em frente ao Memorial JK)
Funcionamento: De terça-feira a domingo, de 09h às 17h
Informações: @memorialdospovosindigenas
Acesso: gratuito
*Por Baú Comunicação Integrada
Música para brincar e aprender com Matraka Aberta no Boulevard Kids
Nos dias 24, 31 de agosto e 7 de setembro, as famílias são convidadas a explorar sons, ritmos e novas aprendizagens no Boulevard Shopping Brasília, sempre às 16h, de graça O Boulevard Shopping Brasília realiza, nos domingos 24, 31 de agosto e 7 de setembro, sempre às 16h, tardes de musicalização infantil com o Matraka Aberta no Boulevard…
Programação Complexo Cultural do Choro tem Choro e Palhaçaria
O Complexo Cultural do Choro segue com sua programação gratuita e diversa, reunindo música, cultura e entretenimento para toda a família. Já consolidado como parte da agenda cultural da cidade, o projeto se tornou um ponto de encontro entre artistas, comunidade e visitantes que buscam vivências acessíveis e de qualidade. Nesta quarta-feira, 20 de agosto,…
Últimos dias para viver a aventura do Super Divertido Parque no Pátio Brasil
O tempo está correndo para quem quer garantir momentos de pura diversão no Pátio Brasil Shopping! Até 31 de agosto, a Praça Central recebe o Super Divertido Parque, um mini parque indoor que conquistou crianças e famílias desde sua estreia e que agora se despede, deixando lembranças cheias de alegria e adrenalina. Com um ambiente…
Share this content:
Gostou dessas dicas? Inscreva-se pra receber mais!
Publicar comentário