Mostra Cultura Candanga estreia sua segunda edição
Atrações locais e de outros estados se apresentarão de graça na Feira da Torre de TV
Mamulengo Presepada |
A Mostra Cultura Candanga estreia sua segunda edição nos dias 27 e 28 de agosto, sempre a partir das 15h, na Feira da Torre de TV. O evento busca divulgar e preservar as expressões das culturas populares do Distrito Federal e também de outras regiões do Brasil, já que proporciona um intercâmbio com grupos reconhecidos no território nacional. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF).
A programação, totalmente gratuita e com classificação indicativa livre, conta com a participação de grupos e de grandes mestres do DF e de três estados do Brasil. Entre os convidados de fora de Brasília está o grupo Passarinhos do Cerrado (GO). No sábado, a partir das 17h, a banda vai tocar músicas autorais que convidarão o público a pisar forte ao ritmo do coco de folia, embalados por canções que se referem desde a antiga Vila Boa à devastação do Cerrado, passando pelos costumes, tradições e natureza goianas.
Fechando o sábado, o grupo Bongar (PE) se apresentará a partir das 20h30. Formado por integrantes da Nação de Candomblé Xambá, único terreiro desta linhagem africana que se tem conhecimento no Brasil, o conjunto desenvolve um trabalho voltado para a preservação e divulgação da cultura pernambucana. A formação musical dos integrantes tem origem no universo popular, com influências de diversas manifestações culturais, como maracatu, ciranda, coco de roda e candomblé.
No domingo, às 20h30, é a vez do poeta e rabequeiro Jeferson Leite, que vem do Ceará trazendo um forró de rabeca para animar ainda mais a programação. O instrumentista teve sua iniciação musical com a viola de arco, estudando os métodos da música erudita e depois adaptando para a rabeca, instrumento que tem estudado desde 2002. No evento, ele tocará gêneros da cultura popular, como xote, baião, arrasta-pé e samba, além de canções autorais.
A programação não poderia deixar de valorizar talentos locais. Maracatu Zenga, Orquestra Marafreboi, Pé de Cerrado, Batuque da Oficina Vivendo e Aprendendo, Mamulengo Presepada, Tambor de Crioula de Seu Teodoro e Martinha do Coco trazem a beleza e diversidade da cultura popular local para a mostra.
Entre uma atração e outra, as gargalhadas estão garantidas com os Mestres de Cerimônia, os Irmãos Saúde, e o encanto continua com os cordéis recitados pelo artista Davi Mello.
O evento
A Mostra Cultura Candanga, que é uma realização do Grupo Cultural Pé de Cerrado em parceria com a Associação Cultura Candanga, é um convite para as pessoas conhecerem preciosidades da cultura popular brasileira e candanga para descobrirem que ritmos que não são apenas ritmos, mas brincadeiras ancestrais, que se alimentam da troca entre as pessoas. O convite é para o brincar, para o encanto, a emoção e o entretenimento da melhor qualidade.
O evento propõe formar público para as culturas populares, ampliar a vivência cultural das pessoas e possibilitar a experiência com a cultura genuinamente brasileira. É um grande repertório que será formado ao longo dos anos, compartilhado com cada um que estiver presente nessas edições.
Serviço:
II Mostra Cultura Candanga
Data: 27 e 28 de agosto, sábado e domingo, a partir das 15h.
Local: Feira da Torre de TV
Entrada Gratuita.
Informações https://www.instagram.com/
Classificação indicativa livre
Programação:
Sábado dia 27 de agosto
15h Abertura
16h Cortejo de Maracatu Zenga
17h Passarinhos do Cerrado (GO)
18h Orquestra Marafreboi
19h15 Pé de Cerrado
20h30 Grupo Bongar (PE)
| Passarinhos do Cerrado. Foto de Rafaella Pessoa |
Domingo dia 28 de agosto
15h Abertura
16h Mamulengo Presepada
17h Cortejo com o batuque da Oficina Vivendo e Aprendendo
18h Tambor de Crioula de Seu Teodoro
19h15 Martinha do Coco
20h30 Jeferson Leite Rabequeiro (CE)
| Martinha do Coco. Divulgação. |
Share this content:
Gostou dessas dicas? Inscreva-se pra receber mais!













Publicar comentário