Parque Diversom
![]() |
Foto: Raquel Menezes |
Idealizado por Márcio Vieira e Luciano Porto, ambos integrantes do grupo brasiliense Circo Teatro Udigrudi, o projeto tem como foco principal despertar a percepção auditiva das crianças através da associação de sons e movimento, com brinquedos tradicionais e originais acoplados a aparatos sonoros, que são acionados pelo movimento do brincante.
São seis brinquedos:
Escorregatom
Um escorregador duplo. Em cada descida há um carrilhão microtonal – placas de alumínio afinadas em intervalos muito pequenos, os microtons – que podem ser tocados com uma das mãos ao escorregar. Em uma das descidas sobem os agudos, na outra, descem os graves. Entre as rampas, é possível tocar em todas as notas.
Gangorra das bolinhas
Estas gangorras têm acopladas caixas em forma de ampulheta, contendo em seu interior barras de alumínio afinadas em escala pentatônica – baseada em cinco notas – e bolinhas de gude. Com o movimento do brincar, elas tocam melodias em cascata.
Gangorra das águas
A gangorra possui uma caixa acoplada em forma de canoa, onde produz dois tipos de sons: ondas do mar e o tilintar de moedas. O som de água escorrendo vem de pequenas esferas que passam sobre uma placa de metal corrugada, enquanto o tilintar é devido a bolas de gude que rolam sobre barras de alumínio afinadas em comas – intervalos musicais microtonais.
Violanço
Conjunto de três balanços que têm na parte superior dois tipos de aparatos sonoros: um similar ao violão, com seis cordas, e outro, a uma marimba feita com barras de alumínio. O movimento dos balanços acionam as palhetas e baquetas, que fazem soar melodias de vai-e-vem. Cada balanço toca dois aparatos ao mesmo tempo.
![]() |
Foto: Raquel Menezes |
Trepa trepa musical
O brinquedo possui formato de uma pirâmide, onde pode ser escalado por todos os lados, adentrando por alguma abertura, ou pode-se descer do seu topo escorregando por um cano de bombeiros. Nele há instrumentos musicais percussivos melódicos que podem ser tocados com facilidade. No topo, está o Panzão (grave), um instrumento de tubos de metal. No interior há a Comarimba (agudo), uma marimba microtonal, e o Carrilhão dos Anjos (médio), um conjunto de tubos que soam como sinos.
![]() |
Foto: Raquel Menezes |
CCBB Brasília – SCES Trecho 02. Brasília-DF
Share this content:
Publicar comentário