Projeto leva indígenas para escolas no DF e entorno
*Por Tato Comunicação
Projeto Abril Indígena promove intercâmbio entre alunos de escolas do DF e as culturas indígenas, com o Grupo Walê Fulni-ô apresentando suas habilidades artísticas
Edição 2025 terá intérprete em Libras para crianças com deficiência auditiva, áudio- descrição para alunos deficientes visuais e o documentário: Curumins
De 31 de março a 16 de abril
Há 28 anos, os arte-educadores Pablo Ravi e Daniel Santos, promovem interação entre alunos, professores e os Fulni-ô, etnia indígena de Pernambuco. De 31/03 a 16/04, alunos das escolas rurais e urbanas do Distrito Federal e entorno irão conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil e sua nação também através do documentário Curumins e uma vivência com o povo Fulni-ô.
Com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF), o projeto “Abril Indígena” com o Grupo Walê Fulni-ô – segue as diretrizes da lei que determina o ensino de Cultura Indígena nas escolas.
O objetivo desse encontro, de forte caráter sócio-educativo, que já realizou mais de 1,3 mil apresentações, é fazer com que a garotada se familiarize com a realidade dos povos que ajudaram a formar a base da sociedade brasileira.
O projeto agora conta com um reforço no conteúdo: o documentário Curumins, disponível no YouTube da Associação Cultura Candanga (https://youtu.be/4T5olClxZFQ). O curta, com 17 minutos, mostra o cotidiano do povo Kamayurá no Mato Grosso, que vivem da pesca, caça e do que plantam. E o povo Fulni-ô, em Pernambuco, que situa-se no município de Águas Belas, onde os indígenas vivem de artesanatos e de diversos serviços feitos na cidade e na própria aldeia. O intuito é que toda criança tenha acesso ao documentário e passe a entender um pouco mais como vivem as crianças indígenas.
A iniciativa é um reconhecimento da importância dos indígenas na formação do povo brasileiro. Atualmente, existem no Brasil 305 etnias indígenas, mostrando a imensa diversidade dessa cultura. “Queremos que os alunos saiam um pouco dos livros e vivenciem esse contato direto com os indígenas, quebrando preconceitos e estereótipos, levando cultura para as escolas, ouvindo suas histórias e aprendendo um pouco da cultura indígena”, diz o também arte-educador Pablo Ravi coordenador do projeto e diretor do documentário Curumins, “Esse projeto é para que todos possam ter conhecimento de suas raízes, entender um pouco mais sobre a história do Brasil e também servir de exemplo para nossas crianças e professores. Um ganho coletivo para as crianças que aprendem mais e para os indígenas, que podem divulgar sua cultura.
Com experiência profissional junto à FUNAI – entidade nacional responsável pelos interesses indígenas – Pablo Ravi e o arte-educador Daniel Santos fazem um primeiro contato junto às escolas promovendo palestras lúdicas, descontraídas e interativas. A ideia é despertar o senso crítico e trazer novas reflexões sobre a comunidade indígena brasileira.
A segunda etapa é ainda mais divertida, com apresentações de danças, canções e rituais Fulni-ô para alunos, professores e funcionários das escolas, fazendo que todo mundo, literalmente, entre na roda. Brincando, se divertindo e interagindo, todos aprendem histórias desse povo e um pouco da língua nativa Yatê.
Para difundir ainda mais os costumes e as tradições da etnia indígena, uma exposição de artesanato será montada durante a passagem do Grupo Walê Fulni-ô pela escola. Uma lembrança marcante dessa experiência poderá ser adquirida com a compra de brinquedos como artesanatos, brincos, apitos, chocalhos, flautas e cocares.
O Grupo Walê Fulni-ô fará apresentações culturais e sócio-educativas na rede pública, de manhã e à tarde, até o dia 16 de abril.
Sobre o Documentário
Título: Curumins (Original)
16 min, ano 2020, Brasil;
Direção: Pablo Ravi / produção: Associação Cultura Candanga / roteiro: Pablo Ravi;
Trilha Sonora: Pablo Ravi;
Elenco: Povo Fulni-ô PE e Povo Kamayura MT.
O documentário Curumins busca desconstruir preconceitos e estereótipos sobre os povos nativos brasileiros, numa linguagem acessível a todos os públicos, especialmente crianças e adolescentes.
O filme apresenta dados gerais essenciais, além das particularidades de duas etnias bem diferentes uma da outra: Fulni-ô, que vive em área urbana e Kamayurá – mais isolada- que vive na maior reserva indígena do Brasil, no Parque Indígena do Xingu.
O vídeo traz grande conhecimento interdisciplinar, mas transcende o científico: tem uma mensagem que promove respeito à diversidade. Ao mesmo tempo em que apresenta as singularidades, aproxima indígenas e não-indígenas, porque apresenta a beleza que existe nas trocas entre culturas em busca de um mundo mais sustentável, mais justo e fraterno.

Locais e Horários
DIA 31.03
● Escola Classe São Bartolomeu – São Sebastião 08h30 e 15h
● Centro Educacional do PAD-DF – São Sebastião 10h30 e 13h30
DIA 01.04
● EC Dom Bosco 10h30 e 13h30
● Projeto Ludocriarte 08h30 e 15h
DIA 02.04
● Escola Classe 04 Paranoá 08h30 e 15h
● Centro de Ensino Médio 04 de Sobradinho 10h30 e 13h30
DIA 03.04
● Escola Classe Parque dos Ipês 10h30 e 13h30
● Centro de Educação Infantil 03 de São Sebastião 8h e 15h
DIA 04.04
● Escola Classe 203 Itapoã 10h30 e 13h30
● Centro de Ensino Fundamental Zilda Arms 08h30 e 15h
DIA 14.04
● Escola Classe Ipê Núcleo Bandeirante 8h e 15h
● Escola Classe 18 Gama 10h30 e 13h30
DIA 15.04
● Escola Classe 01 Planaltina 10h30 e 13h30
DIA 16.04
● Centro de Ensino Infantil 02 de Planaltina 8h e 15h
● Centro de Ensino Fundamental Bom Sucesso – Planaltina 10h30 e 13h30
Informações: 97400-2725
Agendamentos: projetowale@gmail.com
Redes Sociais: @grupowaleoficial
CI- Livre
CineMaterna tem sessão especial de “Zoocalipse – Uma Aventura Animal” para famílias com bebês no Iguatemi Brasília
Projeto adapta salas de cinema para proporcionar conforto e lazer a famílias com bebês de até 18 meses. O CineMaterna retorna ao Iguatemi Brasília com mais uma sessão dedicada a mães, pais e bebês de até 18 meses. Na terça, 7 de outubro, às 15h30, o público poderá conferir Zoopocalipse – Uma Aventura Animal, animação que…
PicniK celebra o Dia das Crianças com edição especial na Praça Lúcio Costa
Programação reúne atividades para famílias e shows que reforçam as raízes musicais do evento como o do cantor Marcos Valle e das bandas Vanguart, Boogarins e Terraplana Em 2025, o festival multicultural queridinho dos candangos prepara mais uma edição dedicada ao Dia das Crianças. No domingo, 12 de outubro, a partir das 13h, o PicniK ocupa…
Track&Field Experience Running chega ao Boulevard Shopping com percursos para todas as idades
Corrida faz parte da programação de Dia das Crianças, que traz ainda show da banda The Beatles for Kids e atividades para toda a família O Boulevard Shopping Brasília vai celebrar o Dia das Crianças em grande estilo, no dia 11 (sábado), com a chegada da Track&Field Experience Running, uma das corridas de rua mais tradicionais do país. Será uma experiência completa de esporte,…
Share this content:
Gostou dessas dicas? Inscreva-se pra receber mais!
Publicar comentário