Banda Mirim apresenta, no CCBB Brasília, o musical EDUKA, sobre o poder transformador da educação
*Por ECD Comunicação
No dia 1º de maio, às 16h, a Banda Mirim — premiado grupo de São Paulo — apresenta sua décima montagem, o espetáculo EDUKA, no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília. O musical propõe um mergulho poético no universo da educação, do aprendizado e das relações que transformam vidas. Ao longo de 60 minutos, os nove artistas do grupo retratam os desafios e a alegria que envolvem o ambiente escolar, com muita música tocada ao vivo, transportando toda a família para dentro de uma sala de aula. A apresentação tem acesso gratuito, mediante retirada de ingresso, e contará com tradução em Libras.
A trama se desenrola a partir do encontro entre personagens em uma classe abandonada, onde vive um boneco de madeira. “Eles aceitam a tarefa de reconstruir o local”, conta o diretor e dramaturgo Marcelo Romagnoli. Nesse espaço simbólico, trocam saberes, compartilham memórias e constroem o futuro de forma colaborativa. “Crianças e adultos acompanham uma narrativa solar, alegre e dinâmica, repleta de simbologias. Estamos falando da grande escola que é a vida, de como podemos aprender uns com os outros”, conclui o diretor.
Resultado de três anos de estudos, EDUKA ganhou pela pesquisa realizada o APCA 2021 — prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte —, além de ser indicado ao Prêmio Governador do Estado de São Paulo 2023 na categoria Arte para Crianças. Percorrendo diferentes concepções de ensino — de Platão a Paulo Freire —, a obra resgata a memória afetiva dos espectadores com personagens que fazem parte do imaginário escolar de todos, como professores, o zelador, a faxineira e a cozinheira. O espetáculo valoriza as experiências do cotidiano e oferece à plateia jovem uma visão mais ampla do mundo, trazendo ensinamentos essenciais para a formação cidadã.
A passagem por Brasília faz parte da turnê nacional da Banda Mirim, que também acontece em Goiânia e Curitiba, integrando o Circuito Funarte de Teatro Myriam Muniz 2023, uma realização da Rede das Artes, Funarte e Ministério da Cultura.
A atriz Cláudia Missura, que interpreta Purga, o zelador da escola, celebra a apresentação na capital federal como uma extensão do processo de troca e aprendizado: “É a vontade de dividir os pensamentos do grupo, em forma de teatro, acreditando no coletivo para mudar o mundo e as coisas”, afirma.
Com forte influência do teatro do artista polonês Tadeusz Kantor, o espetáculo conta com canções originais compostas ao longo do processo de criação. A trilha sonora é assinada por Tata Fernandes e mistura ritmos de diversas partes do mundo — do rap à música africana.
Oficina de Teatro e Música para Crianças e Jovens
Além das apresentações, o grupo irá oferecer ainda gratuitamente uma oficina de práticas de teatro e de música. A ação é voltada para arte-educadores, estudantes de artes cênicas e música, bem como para pessoas interessadas no universo pedagógico infantil. A proposta é compartilhar as práticas artísticas e didáticas do grupo, visando capacitar e fomentar agentes multiplicadores para a aplicação dos exercícios utilizados na oficina em projetos sociais e culturais.
Data: 29/04 (terça-feira), das 14h às 17h
Local: Espaço Cultural Mapati (Endereço: SHCGN 707, Bloco K, nº 05 – Asa Norte – Brasília/DF)
Inscrições gratuitas até 25 de abril: https://goo.su/a5baW
ACESSIBILIDADE
Sessão exclusiva para escolas
No dia 30 de abril, às 15h, EDUKA será apresentado especialmente para estudantes de escolas públicas e privadas, também no CCBB. A sessão terá Intérprete de Libras e Audiodescrição. As instituições interessadas devem entrar em contato com (61) 98136-3035.
Vem pro CCBB – Van gratuita
A ação “Vem pro CCBB” oferece translado gratuito (de ida e volta) para o CCBB Brasília. A iniciativa reforça o compromisso com a democratização do acesso e a experiência cultural dos visitantes.
O ponto de embarque e desembarque da van fica próximo ao ponto de ônibus da Biblioteca Nacional. O acesso é gratuito e os ingressos podem ser emitidos no site bb.com.br/cultura, na bilheteria do CCBB, ou ainda pelo QR Code disponível no veículo.
Horários:
– Saindo da Biblioteca Nacional para o CCBB: 12h, 14h, 16h, 18h e 20h
– Saindo do CCBB para a Biblioteca Nacional: 13h, 15h, 17h, 19h e 21h
SOBRE O CCBB BRASÍLIA
O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília foi inaugurado em 12 de outubro de 2000, e está sediado no Edifício Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, e tem o objetivo de reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis.
Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, o CCBB Brasília dispõe de amplos espaços de convivência, bistrô, galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e jardins, onde são realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances.
Além disso, oferece o Programa CCBB Educativo, programa contínuo de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), acolhendo o público espontâneo e, especialmente, milhares de estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e instituições, ao longo do ano, por meio de visitas mediadas agendadas, além de oferecer atividades de arte e educação aos fins de semana.
Desde o final de 2022, o CCBB Brasília se tornou o terceiro prédio do Banco do Brasil a receber a certificação ISO 14001, e desde então recebe a renovação anual da certificação, como reconhecimento do compromisso com a gestão ambiental e a sustentabilidade.
A conquista atende à Ação 24 da Agenda 30, que tem por objetivo reforçar a gestão dos programas, iniciativas e práticas ambientais e de ecoeficiência do BB e demonstra o alinhamento do CCBB Brasília à estratégia corporativa do BB, enquanto espaço de difusão cultural que valoriza a diversidade, a acessibilidade, a inclusão e a sustentabilidade porque transformar vidas é parte da nossa cultura.
Ficha técnica
Dramaturgia e Direção: Marcelo Romagnoli; Música: Tata Fernandes; Elenco: Alexandre Faria, Cláudia Missura, Edu Mantovani, Lelena Anhaia, Nina Blauth, Nô Stopa, Olívio Filho, Simone Julian e Tata Fernandes; Cenário e Luz: Marisa Bentivegna; Figurino: Chris Aizner; Som: Duda Gomes; Cenotécnico e Contrarregra: Daniel Roque; Assistente de Luz e Cenário: Théo Lacerda; Intérprete de Libras: Vitória Cristina Silva; Roteiro de Audiodescrição: Ver com Palavras; Narração de Audiodescrição: Sala de Produções; Produção e Design: Andrea Pedro; Produção Local: Sala de Produções – Dayse Hansa; Redes Sociais: Léo Vieira; Assessoria de Imprensa: ECD Comunicação; Apoio: CCBB Brasília; Realização: Palco e Imagem Produções, Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal
Serviço
Espetáculo EDUKA – Banda Mirim
Local: Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – Brasília
Endereço: SCES Trecho 2, Lote 22 – Asa Sul
Datas: 30 de abril (quarta-feira), às 15h – sessão exclusiva para escolas
1º de maio (quinta-feira), às 16h – sessão para o público geral
Classificação: Livre
Ingressos: Entrada gratuita, com retirada de ingresso na bilheteria física e pelo site ccbb.com.br/brasilia
CCBB Brasília
Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 21h
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul – Brasília – DF
Fone: (61) 3108-7600
E-mail: ccbbdf@bb.com.br
Site: bb.com.br/cultura
Facebook/Instagram: @ccbbbrasilia
TikTok: @ccbbcultura
YouTube: bancodobrasil
Pom Pom apresenta ativação inovadora no Seminário de Mães, maior evento de maternidade no Brasil
Referência em cuidado infantil, a Pom Pom reforça mais uma vez seu compromisso com as famílias ao participar, como patrocinadora oficial, do Seminário de Mães — o maior evento do Brasil dedicado à maternidade — que acontecerá no dia 3 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca (SP). O evento contará com palestras e momentos…
Dia das Mães: Boticário lança campanha inspirada na jornada das tentantes e consolida posicionamento de marca que dá voz a dores reais
Além do curta-metragem e ações 360°, traz conteúdos educativos e acolhedores em parceria com B2Mamy. A marca que já falou sobre cansaço e julgamento maternos, agora destaca os desafios, a solidão e as dificuldades das mulheres que estão tentando engravidar Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 1 a cada 6 casais tem…
“Não é Fácil Ser um Coelho” é a história deste domingo (27) no Hora do Conto do Iguatemi Brasília
Hora do Conto no Iguatemi Brasília terá duas sessões neste domingo, 27 O Shopping Iguatemi Brasília convida os pequenos para uma tarde de magia e diversão com mais uma edição do projeto Hora do Conto. Neste domingo, dia 27, serão realizadas duas sessões exclusivas de contação de histórias, às 15 horas e às 16 horas.…
Share this content:
Publicar comentário