DE VER Cidade – Brasília Numa Caixa de Brincar
*Por Baú Comunicação Integrada
Exposição interativa ocupa a Biblioteca Nacional de Brasília e convida o público a explorar a cidade de forma sensorial e inclusiva
No mês em que Brasília completa 65 anos, a Biblioteca Nacional de Brasília recebe, de 14 de abril a 11 de maio, a instalação DE VER CIDADE – Brasília Numa Caixa de Brincar – edição monumental, uma realização do coletivo Entrevazios. A exposição proporciona ao público uma imersão lúdica e interativa nas singularidades arquitetônicas e urbanísticas da cidade. O projeto conta com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
A obra, composta por vinte blocos interativos de diferentes alturas, utiliza um material cimentício característico da arquitetura modernista, promovendo um diálogo entre o público e o espaço urbano. As caixas podem ser movidas, manipuladas e até mesmo receber uma pessoa dentro, permitindo que os visitantes construam e reconstruam sua própria versão de Brasília. A iniciativa celebra o aniversário da capital, comemorado em 21 de abril, estimulando reflexões sobre o planejamento e a identidade da cidade. O cinza das caixas, que inicialmente pode parecer monocromático e asséptico, evoca a arquitetura modernista, mas, ao se aproximar, revela uma outra perspectiva: uma cidade lúdica e cheia de invenções. A exposição estará aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados e domingos, das 9h às 14h.
Acessibilidade
Acessibilidade e inclusão são pilares centrais do projeto. A obra é acessível para pessoas surdo-cegas, já que é totalmente tátil, possibilitando uma interação direta e sensorial com os elementos expostos. Serão oferecidas visitas em LIBRAS, com uma equipe treinada em acessibilidade atitudinal, em um espaço com infraestrutura acessível, como piso podotátil, banheiros adaptados e sanitários exclusivos para crianças.
“A acessibilidade foi uma premissa central na criação de DE VER CIDADE – Brasília numa caixa de brincar. Desde o início, envolvemos crianças e adultos neurodivergentes para validar a experiência sensorial da obra, que conta com audiodescrição completa e interação tátil, tornando-se acessível também para pessoas surdo-cegas. É uma ação inclusiva que valoriza a acessibilidade estética como parte essencial da vivência artística”, ressalta Luênia Guedes, uma das idealizadoras da obra e coordenadora artística da edição.
Em parceria com a Todo Público, iniciativa de mediação cultural que propõe experiências plurais, o coletivo Entrevazios realiza a Edição Monumental da obra DE VER CIDADE, um programa que visa democratizar o acesso às artes e promover a educação patrimonial entre crianças e jovens, inspirando a compreensão crítica e afetiva sobre os espaços urbanos. Para participar da visita acessível em libras entre em contato pelo (61) 99309-7262 ou pelos perfis @entrevazios e @todopublico.art.
Visitas escolares
O projeto oferece visitas para grupos escolares que podem ser agendadas de segunda a sexta-feira, às 9h e às 14h30, com duração de 1h30 e capacidade para até 40 estudantes por horário. A duração da visita pode ser adaptada às necessidades de cada grupo. Para participar, as escolas deverão fazer o agendamento pelos perfis @entrevazios e @todopublico.art. Os agendamentos também estão disponíveis para a grupos de idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Há, também, a possibilidade de transporte sem custo para instituições escolares públicas, consulte a disponibilidade.
Coletivo Entrevazios
Criado em 2014, o grupo vem propondo reflexões e diálogos contínuos sobre Brasília e suas poéticas, investigando as intersecções da cidade, arte, memória e os corpos que a atravessam. Os desdobramentos artísticos do Coletivo incluem trabalhos como: o Livro de Artista ENTREVAZIOS (2014); a intervenção urbana O Estrangeiro (2015); a exposição instalativa De Ver Cidade – Brasília numa caixa de brincar (2019 e 2024); a intervenção poética de teatro de animação Lourença (2021); o mini documentário Barraca de Memórias (2023); a exposição Percursos Inventados (2023); o espetáculo-instalação Carrego O Que Posso, Faço Quintal Onde Dá (2024); e as visitas teatralizadas com Cidade Espetáculo – Aventura nos Três Poderes (2024).
SERVIÇO

DE VER Cidade – Brasília numa caixa de brincar – edição monumental
Data: De 14 de abril a 11 de maio de 2025
Visitação Escolar: Segunda a sexta-feira, às 9h e às 14h30, mediante agendamento para grupos de até 40 estudantes
Visitação Espontânea: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; Sábado e Domingo, das 9h às 14h
Local: Biblioteca Nacional de Brasília – Conjunto Cultural da República
Entrada: gratuita
Agendamentos: @entrevazios e @todopublico.art
Informações: (61) 99309-7262
Boulevard Shopping Brasília celebra Dia das Mães com colar exclusivo da Coralli Joias
Campanha “Toda Mãe Merece Brilhar” acontece de 30 de abril a 11 de maio Para celebrar o Dia das Mães, o Boulevard Shopping Brasília lança a campanha “Toda Mãe Merece Brilhar”, que acontece de 30 de abril a 11 de maio. A ação promocional presenteia os clientes com um colar em prata com ponto de zircônia,…
Capital Moto Week confirma Paralamas em show comemorativo de 40 anos
Banda se apresenta na Cidade da Moto em 25 de julho com a turnê “Paralamas Clássicos”. Ingressos com valores de pré-venda estão disponíveis de 29 de abril a 1° de maio Vital e sua moto mandaram avisar: os Paralamas do Sucesso vão tocar (mais uma vez) no Capital Moto Week, o maior festival de motos…
Clássicos do universo infantil alegram o Sabadinho Divertido de maio
Venâncio Shopping é palco para diversão em família com programação semanal gratuita Crianças e adultos irão mergulhar em um universo lúdico cheio de surpresas, encanto e magia com o Sabadinho Divertido de maio. Com programação cultural gratuita promovida pelo Venâncio Shopping, as famílias têm encontro marcado aos sábados, sempre às 14h. As apresentações são realizadas…
Share this content:
Publicar comentário